Para o consultório ou clínica, além do profissional competente, também é necessária uma estratégia para que as pessoas sejam atraídas para o seu negócio, obtendo muitos pacientes e gerando lucros.
Mas qual a maneira de fazer essa publicidade sem ter muito capital para o investimento?

Listaremos a seguir algumas sugestões para que essa divulgação seja feita de forma simples e sem muito custo.

1) Qual o seu público-alvo? Ter a noção exata das necessidades de seus pacientes na região onde atua e ser capaz de atendê-las será um grande passo para essa comunicação, direcionado para o seu público.

2) Tenha um objetivo. E faça de tudo para alcançá-lo, pois ficará mais fácil trabalhar com as ferramentas disponíveis para o que deseja. Planejamento estratégico de maneira ampla, com análise do mercado, elaborando e desenvolvendo o seu plano de marketing. Com isso em prática, poderá avaliar o que trará resultados no processo de propaganda.

3) O boca a boca ainda é uma forma das pessoas transmitirem às outras o que recomendam quando são bem atendidas, mas com a facilidade da internet, onde passam muito tempo conectadas, essa prática ficou um pouco distante, mas ainda é válida para que novos pacientes procurem seu consultório.

4) Marketing digital. Anúncios em ambiente online é um método eficaz para que seus serviços médicos sejam reconhecidos por um maior número de pessoas. Facebook, Instagram e Website são ótimas opções, garantem credibilidade e relacionamento mais fácil com os pacientes.

Com essas dicas, invista em mídias e tenha a oportunidade de crescer e ter um ótimo desempenho, tornando sua clínica em evidência na área da saúde como uma referência.

Os pacientes de sua clínica ou consultório estão satisfeitos com o atendimento na recepção, dos especialistas e nos procedimentos que realizam? Um paciente feliz e confiante no seu médico,é uma excelente publicidade para o negócio, já que indicará a amigos e familiares.
Listaremos algumas dicas simples que farão a diferença e com certeza, deixarão o seu paciente super satisfeito.

1 – Empatia e respeito
As pessoas querem ser tratadas de maneira personalizada: saber que são únicas, mesmo que milhares estejam passando pelo mesmo problema. Ali, no instante em que estão numa consulta, são seres únicos, querem ter a certeza que o especialista se importa com elas, seus problemas e aflições.
Um médico atencioso, gentil, que explica claramente o que está acontecendo, bem como qual será a melhor forma de tratamento para cada caso, é  o esperado.

2 – Equipe cordial
Nada mais desagradável do que chegar na clínica e sermos tratados sem gentileza pela equipe médica e funcionários, o mesmo sendo visto no relacionamento entre eles. Os pacientes sentirão que são indesejados, prejudicando a imagem da empresa.
Colaboradores satisfeitos, felizes, comprometidos com suas funções, que é atender com o melhor de si a cada um que entrar no consultório.
Mantenha a comunicação constante com eles, dando-lhes cursos e capacitações para o aprimoramento, exigindo um atendimento de qualidade e dando o exemplo.

3 – Minimizar o tempo de espera para qualquer procedimento
Longas horas de espera, seja para consultas, exames ou atrasos dos especialistas, são motivos de queixas constantes, então, para que sejam evitadas, o médico deverá ter uma média para cada consulta e em caso de emergências, a recepcionista deverá comunicar ao paciente, que imprevistos acontecem e que pedem desculpas. Dito isso de forma clara e direta, os tranquilizam, não esquecendo de servir-lhes cafés, biscoitos, revistas e jornais.
Um software médico que auxilie na marcação de consultas e ajuda a cronometrar o tempo das consultas, é sempre uma ótima aposta.

Ambiente acolhedor, sofás e cadeiras confortáveis, atendimento de qualidade e médicos de confiança são o que os pacientes desejam para enfrentarem os problemas de saúde, quando estão mais fragilizados.
Se sua clínica ou consultório ainda não possui todos esses cuidados na hora do atendimento, reavalie e encontre as melhores maneiras de atingir essa satisfação.